top of page

FISIO E

SAÚDE SUL

PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO FUNCIONAL

LUCIANO VESZ - FISIOTERAPEUTA ESPECIALISTA EM TRAUMATO-ORTOPEDIA FUNCIONAL E DESPORTIVA

Para termos força é preciso equilíbrio.

Para termos postura é preciso disciplina.

Para termos saúde é preciso prevenção.

Para termos prevenção é preciso de FISIOTERAPIA.

70355050-403a-4f28-9847-985259ab65cf.JPG

Sobre mim

lUCIANO

VESZ

Graduado em Fisioterapia, com pós-graduação em Traumato-Ortopedia Funcional e Desportiva, ambas formações pela Universidade Luterana do Brasil. Sempre em busca de aprimoramento profissional, realizou diversos cursos de aperfeiçoamento nas áreas de:  Treinamento Funcional, Reabilitação Funcional, Gerontologia (Terceira Idade), Terapia Manual, Bandagens Funcionais, Massagem Esportiva, Dry Needling e Ventosaterapia.

About

Técnicas utilizadas no tratamento de prevenção ou reabilitação funcional

A Fisio e Saúde Sul visa à Prevenção e Reabilitação de atletas de alto rendimento ou esportistas em geral, levando em conta sua modalidade e gesto esportivo. Com atividades programadas para cada modalidade e uso de técnicas específicas, que auxiliam no retorno mais confortável e seguro para a prática esportiva. Trabalho que é realizado, através de um atendimento Personalizado a Domicílio, Academias, Clubes e ao Ar Livre.

9

10

Massagem

Esportiva

ATENDIMENTO FISIOTERAPÊUTICO PERSONALIZADO A DOMICÍLIO, ACADEMIAS, CLUBES E AO AR LIVRE.
Services

Entendendo sobre a Fisio e Saúde sul, seu atendimento, e técnicas utilizadas na Prevenção e reabilitação funcional.

Fisioterapia

Tem por objetivo a reabilitação de um ou mais segmentos corporais, e engloba recursos e técnicas variados, dentre as quais podemos citar a mobilização ativa e passiva, alongamento, exercícios para fortalecimento muscular, coordenação motora, reeducação postural e equilíbrio. Utiliza-se também de ação isolada ou conjugada de fontes geradoras termoterápicas, crioterápicas, fototerápicas, eletroterápicas, além de agentes cinésio-mecanoterápicos e outros mais advindos da evolução dos estudos e da produção científica da área. A Fisioterapia visa preservar, manter, desenvolver, adaptar, restaurar, e reequilibrar as forças mecânicas atuantes em nosso organismo como um todo, proporcionar uma melhor qualidade de movimento, qualidade de vida e prevenir lesões.

Prevenção

 

O atendimento fisioterapêutico propicia o desenvolvimento de ações preventivas primárias, secundárias e terciárias. Mesmo antes de a patologia atingir o horizonte clínico, ou seja, de exibir sinais e sintomas, podem ser desenvolvidas intervenções preventivas.


Em indivíduos sob atenção do Fisioterapeuta, para recuperação funcional de lesões ou disfunções, ações preventivas mais complexas podem ser desenvolvidas, como por exemplo, a prevenção de incapacidade respiratória, quadro neurológico, a prevenção de tendinites e bursites, em pacientes que realizam esforço repetitivo, entre outras.

Reabilitação Funcional

 

Atletas precisam incluir exercícios funcionais específicos do esporte, como parte de seu protocolo de reabilitação, a fim de voltar em segurança para o esporte. 

No entanto, atletas requerem reabilitação adicional específica do esporte, para poderem recuperar seu poder explosivo e capacidade funcional de retornar com segurança e eficiência ao esporte.

Uma vez que o atleta alcançou a gama completa, de movimento e força total em sua área lesada, o atleta está pronto para mover-se para exercícios de treinamento de esporte específico. O tipo de exercício, nesses programas, deve ser feito sob medida para cada atleta, com uma correlação direta ao desporto e a posição do atleta.

Para projetar um programa bem sucedido para o atleta, o Fisioterapeuta  precisa compreender plenamente as exigências do esporte, bem como as demandas específicas da posição ou gesto esportivo. Uma vez que estes são conhecidos, o Fisioterapeuta pode, em seguida, analisar a posição para habilidades motoras específicas. O programa funcional é então, progressivamente desenvolvido, a partir dessas habilidades motoras básicas.

A reabilitação funcional é a recuperação, por meio de exercícios orientados, da integridade de alguma função neuromuscular prejudicada ou perdida em virtude de qualquer fator. Essa reabilitação pode referir-se a força, condicionamento ou coordenação. O treinamento funcional não se resume a simplesmente aumentar a força de um músculo ou grupo de músculos, ele requer modificações físicas para melhorar a relação de trabalho entre os sistemas nervoso e muscular.

Um programa de reabilitação funcional inclui treinamento de força, flexibilidade e agilidade, bem como atividades focadas na coordenação entre partes do corpo e movimentos específicos, visando preparar o indivíduo para retornar à sua plena atividade.

A reabilitação funcional envolve a realização de exercícios controlados em uma área de disfunção, de tal forma que as melhorias na força, condicionamento e coordenação, melhorem também o desempenho dos movimentos, para que as atividades da vida diária do indivíduo sejam mais facilmente executadas. Essa reabilitação altamente especializada ajudará o atleta a recuperar mais rapidamente seu melhor desempenho.

A reabilitação funcional destina-se a corrigir a incapacidade existente e a conservar, a desenvolver ou a restabelecer as aptidões e capacidades da pessoa para o exercício, em nível ótimo, da atividade considerada. Na reabilitação funcional busca-se corrigir os problemas através de terapia física e manipulação neuromuscular, particularmente naquelas pessoas com dor física, tendo como referência a biomecânica.

A reabilitação funcional é uma tentativa de retornar o atleta lesionado para um nível ideal de desempenho. Normalmente, ela tem sido aplicada à medicina esportiva, mas esta abordagem também é benéfica para os indivíduos que voltam ao trabalho ou a atividades da vida diária após lesões traumáticas ou neurológicas, como acidentes vasculares cerebrais, por exemplo.

O objetivo geral da reabilitação funcional, é treinar o atleta para retornar às atividades ou esportes costumeiros. Ela difere das terapias usadas para tratar os sintomas do paciente usando modalidades como calor, gelo e medicação, tendo por objetivo fortalecer o(s) músculo(s) lesionado(s).

O paciente (mais comumente um atleta) deve começar a reabilitação, assim que a lesão permitir, e ela deve ser específica para a lesão em causa, a qual envolve etapas progressivas de desenvolvimento da força muscular e resistência para retornar à sua atividade específica.

 

Técnicas Especializadas

Dry Needling

É uma técnica fisioterapêutica, que está se disseminando rapidamente, pela sua eficácia e resolutividade.

Trata-se de uma técnica que caracteriza-se pela inserção de agulha, sem medicação, através da pele. Denominado agulhamento seco, aplica-se em pontos anatômicos específicos, contribuindo para o Tratamento da Dor Miofacial. Pode ser empregado no tratamento de diversos distúrbios musculares locais, como: torcicolos, trigger points (pontos-gatilho - nódulo palpável e hipersensível do músculo, onde a dor pode irradiar para outras regiões), síndrome miofacial, cefaleias tencionais, cervicalgias, dorsalgias, lombalgias, ciatalgias, entre outras.

Ventosaterapia

É uma técnica milenar, mas que nos últimos anos, tem se transformado em uma tendência entre os atletas de todo o mundo.  A Ventosaterapia utiliza a sucção como forma terapêutica.

A técnica é realizada a partir da aplicação de ventosas, com a finalidade de criar uma espécie de vácuo, e fazer a sucção da pele em diferentes partes do corpo. Cada ventosa se parece com um copo de vidro ou acrílico.

Como o foco terapêutico da ventosa é controlar a corrente sanguínea, podemos destacar sua indicação terapêutica para:

  • Dores musculares

  • Dores abdominais

  • Cefaléia

  • Problemas digestivos

  • Hipertensão arterial

  • Dor Lombar agúda e crônica;

  • Dor cervical;

  • Dores irradiadas;

  • Apnéia do Sono;

  • Reabilitação Desportiva;

  • Síndrome do Impacto;

  • Condromalácea;

  • LER e DORT;

  • Tendinite;

  • Hérnia de disco;

  • Bursite;

Massagem Esportiva

 

A massagem esportiva é uma técnica indicada para esportistas – profissionais e amadores – para auxiliar no alcance de melhores performances e também para ajudar na recuperação muscular, sendo utilizada no pré e no pós treino e/ou competições.

Ao contrário do que se imagina, a massagem esportiva não é indicada apenas no combate às dores do atleta, mas também para prevenir lesões.

A técnica pode ser aplicada nos dias do treino ou em dias intercalados. Técnica aplicada no pré-treino a fim de melhorar o rendimento e prevenir lesões e no pós-treino para aliviar dores e recuperar a musculatura, a massagem desportiva é essencial para atletas e aspirantes a esportistas.

Dentre os diversos benefícios desta técnica, podemos destacar:

  • Prepara a musculatura para o exercício

  • Aumenta a circulação sanguínea

  • Elimina as toxinas da musculatura

  • Previne lesões da musculatura e tendões

  • Tonifica o tecido muscular

  • Estimula a produção de adrenalina

  • Alivia as dores pós-treino

Liberação Miofascial

A Liberação Miofascial é uma técnica de massagem que aplica pressão em alguns pontos do corpo e ajuda a relaxar e alongar os músculos, para que haja maior liberdade entre o músculo e a fáscia.

 

A fáscia é uma membrana do tecido conjuntivo, localizada logo abaixo da pele e entre os músculos, e permite o deslizamento perfeito dos músculos durante os exercícios. A fáscia ajuda a manter a força muscular, pois ajuda o músculo a exercer mais eficientemente a contração e permite um fácil deslizamento dos músculos entre si, transmitindo, assim, tensões geradas pela atividade muscular e reduzindo a fricção.

Liberação Miofascial é Indicada em quais Casos?

 

Existem alguns fatores que causam lesões musculares e, consequentemente, o enfraquecimento da fáscia:

  • Uso incorreto da musculatura

  • Maus hábitos de postura

  • Treinos intensos

  • Estresse

  • Problemas emocionais

O corpo reage a estes fatores formando nódulos, que são chamados de pontos gatilhos, eles acumulam toxinas e prejudicam o bom funcionamento do sistema musculoesquelético. Também alteram a coordenação, a flexibilidade e a força muscular.

 

 

Alguns benefícios da liberação miofascial:

  • Aumenta a mobilidade articular

  • Favorece execução dos movimentos

  • Diminui a sobrecarga e tensão músculo articular

  • Libera e ativa os músculos

  • Prepara a musculatura que vai ser trabalhada. Melhora a circulação e a respiração

  • Promove mudanças progressivas nos níveis físico e emocional

  • Aumenta a consciência corporal. Relaxa a musculatura

  • Ajuda na liberação do ácido lático

  • Ajuda a diminuir as tensões musculares

  • Ajuda na recuperação muscular e evitar dores tardias

  • Previne lesões

  • Proporciona bem-estar.

Fisioterapia Manipulativa Manual

 

Com o decorrer da idade os nossos ossos e articulações podem perder sua capacidade e qualidade, deteriorando e sofrendo pequenos desgastes, isso ocasiona um desequilíbrio dinâmico entre as articulações da coluna vertebral, pois estas diferenças vão ser compensadas por desvios na coluna vertebral, ocasionando então, dor, parestesia (formigamento) e prejudicando o funcionamento de diversos órgãos de nosso corpo, podendo também acarretar dores irradiadas.

A Fisioterapia Manipulativa é utilizada no tratamento de diversas disfunções, dos membros e da coluna vertebral, como escoliose, hérnia de disco, dor cervical, cefaléia (dor de cabeça), e também para demais patologias, como bursites, articulações hipomóveis (rígidas), e a melhora da biomecânica do movimento em geral, entre outras patologias, sendo conduzida por dados científicos, evidência clínica e pelo quadro biopsicossocial dos pacientes.

O realinhamento vertebral é uma terapia corporal baseada na manipulação da coluna, e outras articulações do corpo (ombro, cotovelo, punho, dedos, quadril, joelho, tornozelo), através de alongamentos, reajustes articulares e exercícios terapêuticos, sendo um método natural não invasivo, contribuindo para a expressiva redução da dor.

- Estabilização Segmentar Vertebral

 

É um conceito que faz parte da Terapia Manual, o qual consiste em utilizar as estruturas musculares, para proteger as estruturas articulares e neurais, baseados no conceito do controle motor.

Indicações:

  • Dor Lombar Agúda e Crônica;

  • Dor Cervical;

  • Dores Irradiadas;

  • Reeducação Postural Terapêutica;

  • Apnéia do Sono;

  • Reabilitação Desportiva;

  • Disfunção Temporomandibular - ATM;

  • Síndrome do Impacto;

  • Condromalácea;

  • Artrose;

  • Artrite;

  • LER e DORT;

  • Tendinite;

  • Doenças Reumatológicas;

  • Cefaléia;

  • Hérnia de Disco;

  • Espondilolistése;

  • Espondilólise;

  • Instabilidade Articular;

  • Correção Postural;

  • Ganho de Tônus e Força Muscular;

  • Condicionamento Física;

  • Reabalitação Cardíaca;

  • Síndrome do Piriforme;

  • Síndrome do Túnel do Carpo;

  • Aumento da Flexibilidade;

  • Consciência Corporal;

  • Bursite;

  • Fibromalgia

- Mobilização Neural

 

São mobilizações articulares, técnica que tem sido bastante estudada e divulgada atualmente, por diversos pesquisadores, demonstrando dados clínicos e científicos sobre sua eficácia. Visa principalmente, liberar aderências que impeçam o movimento e o deslizamento adequados dos nervos espinais em todo seu trajeto. Dados pesquisados recentemente indicam que grande parte dos pacientes ortopédicos apresenta problemas na mobilidade neural.

 - Mulligan

 

É a única técnica na terapia manual, que consegue reunir à manipulação passiva com o movimento ativo. Seu conceito baseia-se na teoria da falha posicional da articulação (estática ou dinâmica), pois quando temos uma lesão ou desconforto e até mesmo desgaste de articulação, estas articulações podem assumir uma posição ligeiramente anormal, muitas vezes invisível em exames, e estas pequenas falhas posicionais levam a restrições de movimento resultando em dor. Neste conceito, as mobilizações são realizadas com carga, combinando movimentos passivos e ativos, e de maneira totalmente indolor

Bandagem Funcional

 

 

É um método de proteção e reabilitação funcional, que visa à recuperação da biomecânica e propriocepção das articulações, promove o reposicionamento correto das articulações e uma distribuição de carga simétrica. Com isso, ajuda na estabilidade da lesão, fazendo com que o paciente obtenha um alívio imediato da dor.

 

- Kinésio Taping

 

Utiliza fitas adesivas elásticas, que imitam as características da pele humana e proporcionam maior liberdade de movimento. A idéia de tratar os mais variados tipos de disfunções neuromúsculoesqueléticas,  através da utilização de um suporte externo, que envia estímulos constantemente, vem se revelando um método inovador com resultados fantásticos, nas diversas áreas de reabilitação. Este método corrige alterações articulares e miofaciais, normaliza o tônus muscular, gera rápido alívio da dor, estimula a circulação sanguínea e linfática, auxilia ou inibi a potencialização da contração muscular.

 

- McConnell

 

Baseia-se na recuperação da biomecânica normal, através do reposicionamento articular, obtido com a aplicação de fitas adesivas especiais. Método indicado para os casos de algias da coluna, reeducação postural, disfunções da cintura escapular, lesões de joelho e ombro, dentre outros. Sua eficácia é comprovada cientificamente, através de inúmeras publicações internacionais

luciano vesz

FISIOTERAPEUTA - CREFITO: 96.677-F

Especialista em Traumato-Ortopedia Funcional e Desportiva

Contato: 

(51) 99277-5583

E-mail: contato@fisioesaudesul.com.br

Entre em contato

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

Contact
bottom of page